Regulamento

COPA VALE DE MOUNTAIN BIKE – REGULAMENTO GERAL

Versão 09 – Dezembro/2016

1. Organização

1.1 – A Copa Vale de Mountain Bike é um evento organizado pelo Pedal Adventure e terá como base o seu regulamento oficial descrito a seguir.
1.2 – A Copa Vale será realizada em locais, datas e horários a serem definidos e divulgados no site www.copavale.com.br.
1.3 – Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores.
1.4 – Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da prova com autorização por escrito do pai ou de um representante legal.
1.5 – A comissão organizadora é responsável por fazer cumprir as datas e disposições deste regulamento e justificar as alterações quando cabíveis. A comissão poderá suspender o evento, ou alterar o percurso por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes. Caso o percurso sofra alguma alteração os atletas serão comunicados no momento da largada, ou no briefing virtual, se houver tempo hábil para isso.

1.6 – A organização da Copa Vale terá o direito de alterar os percursos das provas a qualquer momento e a seu critério, sem aviso prévio, para preservar a segurança e integridade física dos atletas.
1.7 – A organização da Copa Vale será rigorosamente intransigente na obediência do presente Regulamento por todos os participantes e de forma alguma permitirão qualquer conduta anti-desportiva ou infração constantes no item Penalizações deste Regulamento. Todos os atletas inscritos bem como as equipes de apoio, estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão organizadora, staffs e autoridades policiais.
1.8 – A organização disponibiliza um site oficial para o evento, a saber: www.copavale.com.br

2. Tipo de prova

2.1 – Prova desportiva disputada no estilo Mountain Bike – Maratona XC (Resistência).

3. Roteiro

3.1 – Os percursos da prova passam por todo tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão asfaltados. Em todo o percurso prevalecerá as leis de trânsito vigentes.
3.2 – Sempre que possível, a organização incluirá trechos de “single-track” nos percursos.
3.3 – Os percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas deverão andar sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito.
3.4 – Os percursos serão demarcados com cal, fitas, placas e contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto.
3.5 – Em cada prova, as categorias serão divididas em dois percursos, PRO / SPORT e LIGHT a saber:
3.5.1 – PRO / SPORT – destinadas a atletas profissionais e amadores com experiência em competições.
3.5.2 – LIGHT – destinadas aos atletas amadores iniciantes na modalidade com pouca dificuldade.

3.7 – A altimetria de cada prova bem como uma descrição mais detalhada de cada percurso estarão disponíveis no site oficial do evento.
3.8 – Por se tratar de estradas públicas municipais e estaduais, os percursos estarão constantemente disponíveis para reconhecimentos. Exceções poderão ocorrer caso existam trechos que passem por propriedades particulares. A Copa Vale informará no site oficial do evento uma data e horário específico para o reconhecimento dos percursos de cada etapa contando com o apoio da organização.
4.Cortes

A organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação da prova. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização. Os atletas que chegarem após o corte, não terão o seu tempo de prova divulgado.

5. Equipamentos

5.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam da modalidade mountain bike. Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra.
5.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias durante a prova, acarretando em desclassificação sumária.
5.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
5.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado. Recomenda-se portar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.
5.5 – Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens importantes em qualquer bike.
5.6 – A organização reserva-se ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a prever algum risco de acidente ao atleta.
5.7 – A ORGANIZAÇÃO SERÁ RIGOROSA NA VISTORIA DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA.

6. Categorias

6.1 – As categorias são divididas na seguinte forma:

PRO

MASCULINO

SUB 20 – ( Nasc. A partir de 1998 )

SUB 30 – ( Nasc. 1997 a 1988 )

SUB 40 – ( Nasc. 1987 a 1978 )

OVER 40 – ( Nasc. Até 1977 )

FEMININO – Qualquer idade

DUPLAS – Qualquer idade ( Formada por 2 homens, 1 homem e 1 mulher ou 2 mulheres )

SPORT

MASCULINO

SUB 20 – ( Nasc. A partir de 1998 )

SUB 30 – ( Nasc. 1997 a 1988 )

SUB 40 – ( Nasc. 1987 a 1978 )

SUB 50 – ( Nasc. 1977 a 1968 )

OVER 50 – ( Nasc. Até 1967 )

FEMININO – Qualquer idade

DUPLAS MASCULINA – Qualquer idade

DUPLAS LIVRE – Qualquer idade ( formada por 1 homem e 1 mulher ou 2 mulheres )
LIGHT

MASCULINO

SUB 20 – ( Nasc. A partir de 1998 )

SUB 30 – ( Nasc. 1997 a 1988 )

SUB 40 – ( Nasc. 1987 a 1978 )

SUB 50 – ( Nasc. 1977 a 1968 )

OVER 50 – ( Nasc. Até 1967 )

FEMININO

SUB 30 – ( Nasc. A partir de 1988 )

OVER 30 – ( Nasc. Até 1987 )

DUPLAS MASCULINA – Qualquer idade

DUPLAS LIVRE – Qualquer idade ( formada por 1 homem e 1 mulher ou 2 mulheres )
7. Classificação e Pontuação

7.1 – Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O tempo se inicia no corredor de largada promocional e finaliza após a passagem pelo funil de chegada.
7.2 – Nas categorias duplas os dois atletas deverão terminar a prova, e será computado o tempo de passagem do último atleta da dupla para efeito de classificação. Se um dos atletas não completar a prova a dupla será desclassificada.

7.3 – Caso o percurso seja definido em circuito fechado, com número de voltas, o atleta que não completar o número de voltas determinado para a sua categoria, será classificado após aqueles que completarem o percurso, porém não receberá os pontos de classificação para o ranking.

7.4 – A divulgação dos primeiros colocados será anunciada momentos após a chegada dos primeiros atletas de cada categoria na PRÉVIA DE RESULTADOS. Esta prévia poderá ser contestada pelos atletas conforme descrito no item 7.5. Caso haja contestação o resultado será revisto junto à equipe de apuração.

7.5 – Recursos serão aceitos durante a prova ou até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial.

7.6 – Somente serão aceitos recursos por escrito.

7.7 – As classificações finais e os tempos de todos os atletas serão informados no máximo em 48 horas após o evento no site oficial da prova.

7.8 – Em cada prova pontuarão todos os atletas de todas as categorias que completarem a prova até a 10° colocação. A pontuação para cada prova será:

1° lugar – 20 pontos
2° lugar – 17 pontos
3° lugar – 15 pontos
4° lugar – 13 pontos
5° lugar – 11 pontos
6° lugar – 09 pontos
7° lugar – 07 pontos
8° lugar – 05 pontos
9° lugar – 03 pontos
10 ° lugar – 01 ponto

 

7.10 – O campeão de cada categoria da Copa Vale será o ciclista que somar o maior numero de pontos ao longo do campeonato. Em caso de empate valerá a melhor colocação na última etapa realizada.

7.11 – Não haverá transferência da pontuação, caso o atleta mude de categoria durante o campeonato.

8. Inscrições

8.1 – As inscrições são limitadas a 500 atletas e serão realizadas através das instruções contidas no site oficial da Copa Vale.

Os trezentos primeiros atletas a se inscreverem terão direito a uma camiseta de poliamida oficial da Copa Vale de Mountain Bike.
8.2 – Ao se inscrever na prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e do Termo de Responsabilidade.
8.3 – As inscrições são individuais e válidas para uma etapa. Na categoria duplas as inscrições também são individuais.
8.4 – Não será devolvido em hipótese alguma o valor pago pela inscrição. Só serão transferidas inscrições para a etapa seguinte dentro da mesma temporada somente nos casos em que o interessado tenha comunicado a organização antes da etapa corrente, ou seja, antes da realização da prova. A comunicação da desistência deverá ser registrada em nome do atleta desistente e enviada por email pelo site oficial da Copa Vale – contato@copavale.com.br
8.5 – A organização poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos, elevar ou limitar o número de inscrições, em função das necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
8.6 – A troca de categorias, assim como qualquer alteração na inscrição só será aceita até o domingo que antecede a etapa.

9. Seguro

Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro de vida e de acidentes durante a competição.
Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente, informar o nome completo, CPF e data de nascimento na ficha de inscrição.

O atleta somente terá direito ao seguro caso faça a sua inscrição dentro do prazo estabelecido de acordo com o cronograma de cada etapa.

 

10. Kits

10.1 – Os kits serão entregues no dia da prova, na Secretaria de Prova a partir das 7:00 h até 15 minutos antes da largada.
10.2 – O kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito, mediante apresentação do recibo de pagamento.
10.3 – O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.
10.4 – Os trezentos primeiros atletas que se inscreverem terão direito a uma camiseta de poliamida oficial da Copa Vale de MTB mais o numeral de identificação e sistema de fixação na bike. Os demais inscritos receberão o kit composto pelo numeral e sistema de fixação da bike.

Demais itens poderão ser acrescentados ao kit e dependem de apoios e patrocinadores da prova.
10.5 – Cada atleta deverá instalar o numeral em local visível na parte frontal da bike, devendo permanecer até o final da prova. O atleta deverá cruzar o pórtico de chegada com sua placa de identificação. Caso o atleta não esteja portando a placa de identificação, será automaticamente desclassificado.
10.6 – O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por este regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.

11. Vistoria

11.1 – Para acessar o corredor de largada o atleta deverá passar pela tenda de vistoria onde serão verificados os equipamentos de segurança.
11.2 – A vistoria será iniciada às 7:30 h.
11.3 – Uma vez a bike tendo passado pela tenda de vistoria e adentrando o corredor de largada, não mais poderá ser retirada do local, acarretando a desclassificação do atleta que o fizer.

12. Largada

12.1 – As categorias largarão separadas com horários determinados de acordo com a programação de cada etapa no corredor de largada. O alinhamento dentro de cada categoria será aleatório.
12.2 – As categorias sempre largarão na seguinte ordem: PRO e SPORT juntas e depois a  LIGHT.  Salvo casos excepcionais onde os atletas serão informados no briefing virtual, divulgado sempre às quintas feiras que antecedem a prova.

12.3 – Após a largada haverá um deslocamento promocional com as motos batedores. Durante este percurso os atletas deverão permanecer atrás das motos batedores.

13. Chegada

13.1 – Neste local haverá um afunilamento da pista com utilização de gradis / cones e uma placa com a palavra “CHEGADA”. Poderá haver também uma linha demarcada no solo com a palavra “CHEGADA”. Após esse ponto não será permitida ultrapassagens, e a critério dos fiscais poderá ser necessária a parada dos atletas para o cadastramento da ordem de chegada.

13.2 – No local da CHEGADA, haverá um local demarcado como área de cronometragem, onde será proibida a permanência de atletas e público. O atleta que permanecer no local demarcado será DESCLASSIFICADO.

13.3 – Nas categorias duplas os dois atletas deverão terminar a prova, e será computado o tempo de passagem do último atleta da dupla para efeito de classificação. Se um dos atletas não completar a prova a dupla será desclassificada.
13.4 – o atleta deverá estar com sua placa de identificação na chegada. Se estiver sem a placa de identificação, não terá seu tempo registrado e estará automaticamente desclassificado.

14. Premiação

Da etapa:
14.1 – Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados de todas as categorias.

14.2 – O atleta que não estiver no pódium no momento da premiação perderá o troféu, mas não perderá a pontuação da etapa.
14.3 – Serão premiados com medalhas personalizadas todos os atletas que concluírem a prova.

14.4 – Troféu Maior Equipe. A equipe que tiver o maior número de participantes em cada etapa receberá um troféu especial. Podem participar Equipes, Grupos de Bike, Lojas, etc, desde que estejam identificados corretamente no momento da inscrição, colocando o nome da Equipe no formulário de inscrição.

Da copa:
14.5 – Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados de todas as categorias.
14.4 – O atleta que não estiver no pódium no momento da premiação perderá o troféu.
14.5 – Para subir no pódium os atletas deverão estar uniformizados. O atleta que estiver descalço ou sem camisa, não receberá o troféu.

14.6 – Os troféus não entregues estarão a disposição dos atletas por 30 dias no escritório da Pedal Adventure, sito à Rua Ceará, 183 – Cidade Industrial – Lorena – SP. Os troféus não reclamados neste prazo serão encaminhados para reciclagem.

15. Penalizações

15.1 – Será penalizado com perda de direito de premiação e desclassificação da prova o atleta que:
Jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em área pública;
Pedalar sem capacete durante a prova;
Pedalar sem o numeral de identificação da bike;
Pedalar sem camisa;
Prestar informações erradas ou falsas na ficha de inscrição;
Realizar manobras desleais contra outro atleta;

Praticar atos antiesportivos;
Trocar de bicicleta ou atleta;

Empurrar ou ser empurrado por outro atleta, a não ser que seja da categoria dupla;

Fazer uso de reboque durante a prova;

Caso esteja caminhando cada atleta deverá empurrar a sua bicicleta, não é permitido que outro atleta conduza sua bicicleta, mesmo quando for da categoria dupla;
Pegar carona com quaisquer veículos como motos batedores, veículos de apoio da prova ou da equipe, etc.
Ser acompanhado por terceiros não inscritos/veículos particulares de apoio, ao longo do percurso;
Cortar caminho não passando pelo trajeto demarcado para sua categoria;
Prejudicar o trabalho dos organizadores e “staffs” durante a prova;
Passar pelo pórtico de cronometragem sem a sua placa de identificação.
Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.

16. Apoio

16.1 – A organização da Copa Vale conta com uma equipe de pessoas denominadas “Staffs” que estarão identificadas com camisetas personalizadas. Os staffs darão apoio aos atletas desde a largada até a chegada dos mesmos em todos os percursos da prova.
16.2 – Os “staffs” orientarão os atletas nos pontos específicos, sinalizarão os veículos sobre a presença dos atletas e servirão também como fiscalizadores durante a prova para se fazer cumprir os termos deste regulamento.
16.3 – A organização indicará junto à entrega dos kits e/ou no site oficial da prova os pontos oficiais de apoio particular para os atletas, onde será permitida a manutenção técnica.
16.4 – Os locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum comprometimento para a segurança dos atletas.
16.5 – Apoio particular fora da área delimitada pela organização levará a desclassificação do atleta.
16.6 – Todos os atletas deverão ser auto-suficientes e serão eles mesmos os responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso de utilização de veículos de apoio.
16.7 – Ao longo dos percursos haverá postos de hidratação de água.
16.8 – A localização dos postos de água será divulgada no site oficial da prova e preferencialmente instalados em pontos de final de subidas para permitir atender ao maior número de atletas.

17. Segurança

17.1 – Motos batedores conduzirão os primeiros colocados da cada categoria e trafegarão pelos percursos constantemente para acompanhamento dos pelotões.
17.2 – Em caso de acidentes, mal-estar, ou qualquer ocorrência que impeça a continuidade do atleta na prova, o pronto atendimento será realizado pela organização.
17.3 – Haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância de emergência para remoção e o atendimento médico tanto de emergência como de continuidade será efetuado na REDE PÚBLICA.
17.4 – O atleta ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento eximindo a Organização de qualquer responsabilidade, desde a remoção/ transferência até seu atendimento.
17.5 – Em caso de emergência, se possível, o atleta deverá chamar a atenção dos veículos oficiais de apoio e motos batedores que freqüentemente   estarão passando pelos trechos do percurso.
17.6 – Trechos mais perigosos serão devidamente sinalizados para prevenir acidentes.
17.7 – A prova será realizada sem restrição ao trânsito de veículos em pista compartilhada, não sendo fechada, devendo o atleta manter sempre a direita da pista e obedecer às leis de trânsito.
17.8 – Condições metrológicas poderão interferir no trajeto dos percursos provocando alterações. Caso isso ocorra, os atletas serão comunicados no dia do evento, antes da largada.

17.9 – Por questões  de segurança  ou motivos de força maior, poderão interferir no trajeto dos percursos provocando alterações. Caso isso ocorra, os atletas serão comunicados no dia do evento, antes da largada. Ou se houver tempo hábil, serão comunicados anteriormente por email, ou no briefing virtual, enviado às quintas feiras que antecedem cada etapa.

18. Responsabilidades

18.1 – Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova.
18.2 – É de responsabilidade de a cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão os primeiros socorros e encaminharão o acidentado para um hospital mais próximo, conforme item 16.3. A partir daí termina a responsabilidade da organização. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado.
18.3 – A organização, bem como seus patrocinadores, parceiros e apoiadores não se responsabilizam por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob responsabilidade dos staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento, independente de qual for o motivo.
18.4 – Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data.
18.5 – Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito.
18.6 – Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior ( morte, acidente, condições metrológicas, etc.) os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.

19. Adendos

19.1 – A organização poderá a seu critério ou conforme as necessidades do evento, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente. Neste caso, informará no site oficial do evento as alterações realizadas.
19.2 – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão analisadas e julgadas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

20. Termo de Responsabilidade

Eu, “identificado na ficha de inscrição”, no perfeito uso de minhas faculdades, DECLARO para os devidos fins de direito que:
Estou ciente de que se trata de uma competição de ciclismo em estradas de terra, cascalhos e asfalto com o trânsito liberado para outros veículos;
Estou em plenas condições físicas e psicológicas de participar desta PROVA e estou ciente de que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar atividades físicas;
Assumo por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas conseqüências pela participação nesta prova ( que incluem possibilidade de invalidez e morte ), isentando a Comissão Organizadora, apoiadores, parceiros e patrocinadores DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou físicos, que porventura venha a sofrer.
Li, conheço, aceito e me submeto a todos os termos do regulamento nesta PROVA.
Estou ciente das penalidades e possível desclassificação que posso sofrer ao descumprir o regulamento ou cometer faltas graves. Excluo meu direito de reclamação sobre tais aspectos da prova em qualquer órgão civil, militar e/ou Tribunal.
Compreendi e estou de acordo com todos os itens deste TERMO DE RESPONSABILIDADE.

 

 


by with no comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>